








O que é?
O amianto (também conhecido por asbestos) é o nome dado a um grupo de 6 minerais da família dos silicatos fibrosos encontrados em vários locais no mundo (solo, rochas). Este é dividido em 2 grupos: as serpentinas (crisólito) e as anfíbolas, dividindo-se esta última em 5 sub-grupos: amosite, crocidolite, tremolite, antofilite, actinolite [1,2].
serpentinas anfíbolas
Assim estas classificações são úteis para a extração e caraterização destes produtos e influenciam nos respetivos usos [1].
Estes minerais dão origem a fibras finas longas e flexíveis quando sujeitas a fricção e/ou compressão, sendo assim bastante úteis para variados mercados devido à sua elevada resistência tanto a agentes físicos como a agentes químicos [3].



Aplicações:
Os tipos de amiantos usados maioritariamente na indústria eram o amianto azul (crocidolite), amianto castanho (amosite) e o amianto branco (crisótilo) que foi mais usado no mundo inteiro [2].
Devido ás suas características como a elasticidade, a elevada resistência às temperaturas e aos químicos, o amianto é muito utilizado na construção civil, construção naval e construção de máquinas [2].
Pode ser aplicado em:
Isolamentos (portas, instalações eléctricas, estruturas de edifícios, tubagens, entre outros);
Produtos submetidos à fricção como embraiagens e travões;
Pavimentos;
Telhas;
Estuques;
Tetos falsos.










